16/06/2005

Bestas

Ontem numa conversa sobre autocontrolo alguém me disse que uma forma de autocontrolo pode ser por exemplo esta:
- Imaginem-se no trânsito e a serem praticamente abalroados por uma Besta do trânsito que se atravessa à vossa frente para sair da autoestrada (e atenção que esta situação já me aconteceu e foi mesmo atravessar). O que é que vos apetece? Chamar-lhe nomes ou até mesmo bater-lhe não é? Pois imaginem que pode existir um motivo muito nobre para a Besta ter feito o que fez. Pode ter que ir acudir ao filho que foi atropelado, a mulher pode ter entrado em trabalho de parto, pode ter morrido um familiar, ou qualquer outra situação que justifique a sua atitude de Besta.
Na altura achei uma ideia interessante e realmente uma forma de acalmar os nervos. Será que a Besta não tinha um motivo muito forte?
Pois hoje deparei-me com uma dessas Bestas que ia enfiando os cornos contra os desgraçados que vinha em sentido contrário, isto porque decidiu ultrapassar uma camioneta de caixa aberta e o meu carro que vinha atrás dessa camioneta numa subida com uma curva logo a seguir e mesmo quase no cimo quando vinham alguns outros automóveis de frente. Não aconteceu uma desgraça por milímetros (ou se calhar decímetros - em homenagem ao Puto Paradoxo que tem toda a razão quando diz que o decímetro está a ser alvo de uma cabala).
E eu pensei: Olha lá aquela Besta!
E até me lembrei conversa de ontem mas não consegui arranjar nenhuma explicação plausível para aquela atitude de Besta.
Parece que vou ter que trabalhar no meu autocontrolo mais uma bocadinho...