08/09/2004

Eu, Robot




Foi uma agradável surpresa.
Tinha quase tudo para eu não gostar:
- É um dos chamados "blockbusters" de que eu já estou um pouco cansada
- Odiei o Dia da Independência por todas as ridicularidades que continha (os extra-terrestres têm computadores com o mesmo sistema operativo que os humanos???) embora tenha gostado do Will Smith
- Não sou grande fã de filmes de ficção científica, embora tenha gostado bastante de alguns, por exemplo o 1º Matrix (os outros odiei) e o Relatório Minoritário.

Mas saí do cinema bastante satisfeita.
É um filme sobre a velha história das máquinas que se "revoltam".
Acho que está bem conseguido.
E só me faz continuar a pensar o que eu já pensava.
Quanto mais automáticas as coisas são maior é a probabilidade de avariarem...
Não é que eu seja contra a evolução e até pelo contrário.
Mas se calhar pelo facto de trabalhar em informática e saber como as coisas funcionam e que são feitas por humanos é que não confio demais.
Fazem-me confusão os edifícios inteligentes porque tenho sempre a sensação que vou ficar fechada sem conseguir sair.
Até os estores eléctricos se têm demonstrado algo incómodos. E quando falta a electricidade e o estore está fechado ?
Por tudo isso, sou a favor da evolução mas acho que automatismos em excesso dão sempre problemas (pelo menos os filmes demonstram-no).
Este só prova o que eu penso e também que a inteligência artificial pode ser muito perigosa, principalmente quando não existe coração e as decisões são tomadas apenas pela lógica.

Vão ver. Vale a pena.