Contaram-me há pouco tempo uma experiência feita com macacos que eu não conhecia (eu sei que às vezes sou um bocado básica) mas que me deixou fascinada e que tem uma grande lição.
Vou aqui partilhar para quem não conhece (pode não estar exactamente correcta mas a ideia é esta):
Foram colocados 3 macacos numa jaula grande onde estava também uma bananeira com bananas. Ora os macacos gostam muito de bananas e por isso começaram a tentar subir à bananeira para apanhar as bananas. Só que, de cada vez, que algum tentava subir era de imediato atacado por um jacto de água forte até desistir. Isto aconteceu até que já nenhum dos macacos tentava subir pois já sabia o que o esperava. Nesta altura, trocaram um dos macacos por outro novo, que não sabia e por isso tentou subir. No entanto, os outros dois macacos puxaram-no e bateram-lhe para ele não o fazer. Até que o macaco deixou de tentar subir, mas sem saber porquê, ao contrário dos doutros dois. Foram então trocados os outros dois macacos, um de cada vez e o mesmo foi acontecendo, até que restaram na jaula três macacos que não subiam à árvore e nenhum deles sabia porquê. Apenas sabia que se o tentasse fazer levava e batia em quem tentava.
Lição: Porque será que não questionamos o porquê das coisas e as fazemos, só porque sempre se fizeram assim, mesmo sem saber o motivo?
Sem comentários:
Enviar um comentário