09/12/2005

(Des) Treza na Escrita - Um Vizinho do Pior!

Era uma vez um homem, simpático e bem parecido, que estava a iniciar a mudança para a sua casa nova. Tudo corria bem, a namorada andava a ajudar e as coisas pareciam andar sobre rodas. Até aquele mal fadado dia chegar!
Desce as escadas contente e assim que chega ao hall do prédio que dá para a sua porta de entrada, depara-se com o terrível: o seu tapete de entrada tinha desaparecido!!! Oh meu deus!! Que terror! Que teria sido capaz de tal atrocidade??
Olhou em volta desesperado e apercebeu-se que o tapete afinal estava lá, mas fora do lugar. Estava a servir de capacho para a porta da arrecadação comum a todos os condóminos.
Pior a emenda que o soneto!! Roubar o tapete ainda vá, agora usurpá-lo para uso comum, isso já é um ultraje!!!
( note-se que não estou a falar de um tapete qualquer, mas sim de um daqueles pequenos tapetinhos cinzentos, muito gasto pelo uso e com um dos cantos carcomido e a desfiar-se! Uma peça única!! )
Quem teria tido a ousadia de tal feito????? O homem pensou, pensou, pensou... até que... PLIM! Descobriu! FOI O MALDITO VIZINHO DA FRENTE!!
Era impossível ter sido outra pessoa, o óbvio dizia que tinha sido o vizinho da frente. Estava OBVIAMENTE fora de questão, a hipótese de ter sido a senhora da limpeza ao limpar a escada! Foi o vizinho da frente e pronto! Também, o que é que se podia esperar de um louco que tem prespegado na porta da frente um pequeno letreiro em azulejo, tipo vivenda, que diz “Família Figueiredo”?!?! Daahhh, tipo, é óbvio que foi o gajo!!!
Furioso com o descaramento do indivíduo, o proprietário enraivecido, agarra no SEU tapete e volta a colocá-lo na sua porta.
Passam então 24 horas. O homem cansado do seu dia de trabalho e das 2h de ginásio a que teve direito, regressa mais uma vez a casa e tudo o que quer é paz e sossego. Mas em vez disso o que é encontra???? O SEU TAPETE OUTRA VEZ JUNTO À PORTA DA ARRECADAÇÃO!!!
( nesta altura começa a ouvir-se como banda sonora aquela música de terror típica dos filmes do Hitchcock, ok! )
Pronto! O vizinho estava a pedi-las! Uma vez já tinha sido irritante, agora duas vezes??? Francamente, qualquer dia dá-se ao descaramento de repetir a graça uma terceira vez, queres ver?!?!?
Já a espumar da boca, volta a colocar o tapete na sua entrada e ameaça ( para dentro, claro, não vá o vizinho ouvi-lo!! ): “Se volto a encontrar o tapete fora do sítio, não sei o que é que lhe faço!!” ( isto é aquele tipo de ameaça dúbia que fica sempre bem pensar. é de mauzão! )
A verdade é que a história se repetiu uma terceira vez. E o desesperado homem só tinha duas hipóteses: ou ia buscar um facalhão de cozinha e espetava o vizinho aí umas 130 vezes ( o que ia ser difícil pq ainda não tinha comprado nenhuma! ) ou comprava um tapete novo e pronto!!
Foi portanto comprar um tapete novo!
Agora sim, tem uma entrada bonita e compostinha. Aquilo sim, é um verdadeiro capacho de porta! Sentia-se orgulhoso!!
Passam semanas e nunca mais houve mexidas no tapete. Sempre que chegava a casa, lá estava ele à sua espera. Limpar os pés antes de entrar tinha-se transformado num acto de glória!! ( agora é vez de entrar aquela mítica musiquinha da corrida na praia do filme “Momentos de Glória”! )
O tempo passa, até que chega o dia da instalação da TV Cabo. Era uma instalação peculiar pois não passava pela base de dados da dita empresa. Era uma “connection” privilegiada que lhe ia permitir usufruir do serviço sem mensalidades adicionais. Ok, pronto, sem rodeios: era mesmo uma instalação pirata!!
O rapaz que vai fazer o serviço é do tipo “isto com jeitinho faz-se tudo” e fala que se desunha! Para não parecer mal, enquanto o nosso herói fica a supervisionar a sua instalação, a sua namorada sai para comparar umas cervejitas para o rapaz que lá foi fazer o favor. É o mínimo, quer dizer!!!
Cabos para cá, cabos para lá, “machos”, “fêmeas”, tomadas, lixo, muuuuuito lixo e a coisa lá vai andando. Até que chega a altura de ir até à escada do prédio mexer na caixinha mágica que lhe vai levar o sinal até casa. E como discrição é coisa para gajas, vai o macho instalador e diz bem alto: “Como é? Furo ou não furo? É que se furo e houver aqui chibaria, toda a gente vai saber que tens TV cabo?!”. Ao que o macho pseudo-cliente responde: “Epá fura! Que se lixe!”.
Ah pois é!!! Erro crasso meus amigos!!! Pois quem é que ia a sair da arrecadação no momento do diálogo anterior? Quem era, quem era?.... O MALDITO VIZINHO DA FRENTE!!
Raios partam o raça do homem que não sabia estar sossegado em casa! Irra!
Instala-se então a TV Cabo e a incerteza... Mas como Deus é grande, não há-de ser nada! Tb, ninguém garante que ele tenha ouvido, certo?!
Passa-se uma semana e na casa do nosso protagonista vêm-se pelo menos 54 canais. Uma maravilha de serviço!
Mas não há bela sem senão... e no feriado, com o comando apontado para a TV, carrega no botão e... NADA!!! Rigorosamente nada!!
Estava sem TV Cabo.
O homem pensou, pensou, pensou... até que... PLIM (mais uma vez)! FOI O MALDITO DO VIZINHO DA FRENTE!!
Só podia. “Ele denunciou-me o filho da p***!” “Ai que agora é que eu lhe vou aos c*****!” “ Amanhã qd chegar ao carro vai ter os 4 pneus furados, ai vai vai!”.
Era a fúria levada ao extremo.
Estava mais uma vez fora de questão o facto de poder ter sido uma avaria geral no prédio, bem como uma outra instalação noutro andar qq em que se tivesse mexido na caixa e desligado a dele acidentalmente. Não! Isso era impossível! Tinha sido o Vizinho Figueiredo! Era ÓBVIO!!!!
E agora?? O que fazer?? Desta vez já tinha facalhões de cozinha em casa, mas transformar-se em notícia de abertura do jornal da noite da TVI era algo impensável, até pq o nosso herói nesse canal só vê mesmo a bola e é sem som que é para não se enervar!! Tentou acalmar-se e raciocinar. Primeiro passo: ligar ao amigo da TV Cabo para vir restabelecer o sinal. Segundo passo: descobrir se se tratou de uma denúncia ou não, para pôr em prática o seu pérfido plano de vingança. ( agora é tb suposto imaginarem uma daquelas gargalhadas aterradoras de filme de terror a preto e branco, tá! )
A namorada e os amigos tentaram trazê-lo à razão, mas em vão. O homem está decido a ter a sua vingança! O pior está para acontecer... até me falta a coragem para vos contar o plano!!!!
Mas cá vai e passo a citar: “ O c*****, qd sair de casa vai ter a plaquinha da Família Figueiredo colada na m**** da porta da arrecadação!!! Ai vai vai!!”
Cruel, não?!?!? ;)


Tété
( 05 Dezembro 2005 )