13/03/2006

(Des) Treza na Escrita - “Um Vizinho do Pior : O Regresso”

É verdade. Ele voltou! Ou melhor, ele nunca se tinha ido embora porque continua a morar na cave direita, mesmo ao lado do herói da nossa história. Chamemos-lhe Charlie. ( ao nosso heroi, claro, não ao nosso vilão! )
Os dias começavam a passar pela vida de Charlie calmos como as águas de um lago. Entrava e saía de casa sem qualquer tipo de cena perturbadora. E por isso mesmo achou que tinha chegado a altura de convidar uns familiares e amigos para conhecer o seu novo lar, tão bonito e tão bem decorado!!! ( ouvi dizer que a namorada do rapaz tem um bom gosto extraordinário e um sentido estético fora do vulgar! )
Começa então a aventura! Tornava-se necessário abastecer o bar lá de casa e por isso mesmo, no seu dia de aniversário, o destemido Charlie resolve encarar de frente um hipermercado daqueles onde nunca vai ninguém... ora muito bem: temos vinho tinto, vinho branco, vinho verde, vinho de reserva, vinho de sabe-se lá mais o quê, whiskys, vodka (daquela especial de corrida para aquela amiga que também é especial de corrida), rum, água ardente XO (extra old, para aqueles que não conhecem a sigla), licores, sumos de vários sabores, água tónica, aperitivos, queijos e enchidos e... VOILÁ, a receita perfeita para ter uma paragem cardíaca na caixa registadora!! O Charlie e a sua parceira respiram fundo e tentam conter o riso nervoso que lhes sobe desde os pés até à cabeça. Coragem... é tudo uma questão de coragem! Ele puxa do cartão multibanco e quase de olhos fechados lá marca o código secreto na esperança que haja um erro técnico abençoado e o dinheiro seja debitado na conta de um desgraçado qualquer em Carrazeda de Anciães. Bem, é dia de festa, por isso que se lixe a taça!!
O Charlie está tão contente que até tirou o dia de folga. E pelo meio de outras compras e afins lá chegaram a casa, com os minutos contados para fazer o jantar para 10 pessoas!! Só lhe faltava mesmo ir buscar o bolo de aniversário enquanto a sua miúda tomava as rédeas da cozinha. Tudo iria correr bem, bastava manter a concentração e tentar não gritar à primeira contrariedade... Afinal, que raio poderia acontecer com um simples bacalhau com natas??? TRIMM...TRIMM... “Arô?”, “Tou Charlie... huuumm... se calhar é melhor trazeres uns frangos assados...”!!! Ok, para a próxima já sabiam que tinham que comprar o dobro da quantidade dos ingredientes. Nada de grave!!! Inspira... Expira... Inspira...
Estavam ambos nervosos, mas no fim de contas toda a gente acaba por elogiar o petisco e a casa, claro!!! Depois de jantar chegam os amigos mais chegados e fica-se para uns copos e dois dedos de conversa, e como o Charlie é anti-fumo vai tudo recambiado para a cozinha, bem para o pé da janela onde faz um frio do caraças, que é para ver se perdem a vontade dos fuminhos!!! Mai nada!
Umas gargalhadas, umas vozes mais altas e pronto! Chega à meia noite e vai tudo para casa, para não acontecer como na Cinderela e ficar tudo transformado em abóbora! (onde é que eu já ouvi isto????)
Os dias continuaram a passar e no prédio tudo continuava calmo. Estranho!!! Quando a esmola é muita o santo desconfia!
Umas semanas depois lá volta a estar a turma dos fuminhos na cozinha do Charlie e nesse dia os copos encheram-se mais do que uma vez e por isso as gargalhas soaram um pouquito mais alto e desta vez foram até à 1h da manhã. E pronto, depois disso, lá sairam as abóboras todas em filinha pela porta e cada uma seguiu para o seu lar sem grandes confusões na escada! (sabem, é que as abóboras são muito bem comportadas!!)
Dois dias depois, o nosso heroi chega a casa e vai à caixa do correio como sempre faz e para além da correspondência habitual que costuma lá estar, mais a correspondência interminável da antiga proprietária da casa (xiça, aquela mulher assinava tudo e mais alguma coisa!!), estava também um conjuntinho de folhas muito bem dobradinhas que lhe suscitou alguma curiosidade.
Expectante, abre e... MAS QUE C****** É ESTA M****?!?!?!?!?!?
( música de Hitchcock no ar... suspense muito suspense no ar....)
Era nada mais nada menos que uma limpinha impressão do Diário da República com o Decreto de Lei sobre a poluição sonora em espaços como habitações com vizinhança!!!! E o mais bonito de tudo era o facto do depositário de tais folhas se ter dado ao trabalho de sublinhar as alíneas que achava importante serem lidas!! E não sublinhou com uma cor qualquer... sublinhou a caneta azul! (seria uma boca implícita aos gritos esporádicos “POOOOOOORTO!!! É GOOOOOLO!!”. Note-se que eu disse esporádicos, muuuuito esporádicos!!)
Era um facto irrefutável. O Vizinho do Pior estava de volta!!!
Só podia ter sido ele o autor de tal cobarde e anónima acção! Charlie estava roxo de raiva!! É que agora que finalmente o gajo lhe tinha largado o tapete, começa a meter-lhe as patas na caixa do correio!
Raios partam o homem!!!!
Ainda em estado de transe com as folhinhas na mão, confronta a namorada com elas. O riso é incontrolável! Também ela não podia acreditar em tal episódio hilariante!! “ Mas porque raio é que o homem não bate lá à porta e diz que o barulho o incomodou???” pergunta ela sem saber mais o que dizer!! Realmente os sons para além das 22h tinham acontecido somente duas vezes e o homenzinho teria poupado papel e tinteiros se tivesse dado um toque lá em casa! Mas não! Se assim fosse esta história não teria acontecido e eu não teria o que escrever. Obrigadinha, Figueiredo! És um bacano!
Nos dias que se seguiram, a namorada do Charlie sai para ir pôr o lixo e depara-se cara a cara com o desvairado da frente a sair da arrecadação, cheio de lenha nos braços! (musiquinha de terror outra vez) Medo... muito medo!! Cordialmente e sem aceder a provocações a rapariga diz “Boa noite!”. E... nada! O homem vira-se de costas para ela e desata a fugir para dentro de casa sem sequer responder! Caramba, assim uma miúda ofende-se! Quer-se dizer, uma gaja produz-se, dá o seu best para estar super fashion e o gajo foge como se ela parecesse a Lili Caneças acabada de acordar! Tá mal, tá muuuuito mal!
Noutra vez, estava ela a sair de casa dentro do carro, qd chega o careca mal encarado, que estaciona ao lado dela, desliga o carro e fica lá dentro, parado, a olhar para ontem sem se mexer. Obviamente, a moça trancou as portas e olhou para o relógio que marcava 18h20m, para poder controlar a situação. O seu carro não pegava e ela só queria sair dali com vida. Assim que  batem as 18h30m, o homem sai do carro e entra no prédio sem sequer lhe dizer nem ai nem ui.
A realidade era assim nua e crua: o Charlie tinha um vizinho verdadeiramente psicopata!
Restava-lhe agora dar pequenos pontapés no tapete de entrada do homem, de cada vez que passava no hall. Era a única coisa que lhe ocorria fazer para irritar o doido!
Tanto bairro, tanto prédio e tanta casa que praí anda e o Psicopata de Massamá tinha que viver logo ali!
Charlie tinha sido derrotado numa batalha, mas nem tudo estava perdido... ainda!
Próximo passo a tomar: comprar um amplificador potente para moer o juízo ao Figueiredo!!!
A guerra estava oficialmente aberta.
 
 
Tété
( 07 Março 2006)

Sem comentários: