30/03/2005

LOMOMANIA

Há uns tempos deparei-me na Ilha das Maçãs com uma expressão que não conhecia. Era era Lomografia.
Perguntei à Morgi o que era e ela indicou-me alguns sites onde podia perceber do que estávamos a falar e um onde podia ver algumas lomos dela.
Muito obrigada Morgi.

Pela mesma altura perguntei ao meu colega perito em fotografia (o Cal) e pedi-lhe que me escrevesse algo sobre lomos.
Ele escreveu e eu prometi-lhe que publicava no meu cantinho.
Já foi há muito tempo mas aqui está o cumprimento dessa promessa:

OLá Carlita,

Tentei escrever o texto que tinhas pedido, mas como encontrei um já escrito (LOMOMANIA), não resisti, e acrescentei-o no final.

As máquinas LOMO
Não sei se a tua afilhada tem uma máquina de brincar, mas se tiver não será muito diferente de uma LOMO. :o)
Entretanto eles criaram alguns modelos menos convencionais que tiram fotos engraçadas, e que dificilmente conseguirias fazer com a tua máquina.
Não sei quanto custa uma lomo actualmente, mas acho que são caras para o que valem.
Desde que viraram moda

A Lomografia
Acho que não precisas de uma lomo, para lomografar, se bem que as caracteristicas da máquina ajudam bastante. Leves, e fáceis de usar, é só apontar e dispartar.
Agora que penso nisso, acho que os telemoveis tambem são "lomos". Será que a nokia se inspirou nelas para acrescentar uma camera ao telemovel? É bem provavel. O conceito é semelhante, ter sempre uma camera pronta a disparar. Se o momento mereçe, então carregas no botão. A qualidade nunca será boa, mas o que é que isso interessa se tu queres é o momento! Com sorte até fazes uma grande foto.

Jokas,
JMCal


Aqui está também o texto que ele encontrou sobre o assunto:

LOMOMANIA

"Corria o ano de 1982 e o Mundo ainda estava em plena guerra fria. Na URSS, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, do ministério da Indústria e da defesa soviético, ordenou ao director da empresa Lomo, Michael Pantiloff, a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar.

O general, amante da fotografia, tinha-se deixado encantar por uma pequena máquina japonesa, muito resistente e cujas lentes eram de qualidade excepcional. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda, com todas as familías da URSS a documentarem amplamente, graças a elas, o estilo de vida soviético. A Lomo Kompact Automat foi produzida em série e vendida não só na União Europeia, mas também em Países como o Vietname, a Alemanha de Leste e Cuba.

A " Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens Vienenses, de férias na Capital da Républica Checa, descobrem a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens( focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade.

Em 1995 nascia em Viena, na Aústria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objectivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas, uma vez que a fábrica de São Petersburgo tinha acabado com a produção. A Sociedade Lomográfica organizou uma série de vendas de Lomos no âmbito de diversos eventos culturais, que serviram para afirmar o valor artístico da lomografia. A arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de
forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do quotidiano.

Um dos grandes projectos da Sociedade Lomográfica em colaboração com as várias embaixadas espalhas por mais 50 cidades em todo o mundo, é a constituição do LomoWorldArchive, um registo visual, à Escala mundial, graças às fotografias do lomografos de todo o mundo.

"Texto Cláudia Castelo- in Público Cultura- 11 de
Dezembro 2000"


Espero que vos ajude também a conhecer a Lomografia (caso não conheçam).